Como ser um profissional certificado PCA-10?

Você já deve ter ouvido falar na PCA-10, a Certificação para Profissionais de Consórcio, oferecida pela ABAC, com apoio do Banco Central do Brasil. Se você é profissional do setor e ainda não tem a sua, confira esse texto e não perca mais tempo para mostrar para o mercado a sua qualificação.

A PCA-10 tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua com consórcio e promover boas práticas no atendimento ao cliente.

Para ter acesso à prova, é necessário comprar uma matrícula, que custa a partir de R$ 63. A tabela com todos os valores está disponível no site da certificação. Empresas associadas  possuem desconto, que é estendido a parceiros cujos nomes forem enviados, pela administradora, à ABAC.

Validade da matrícula

A matrícula na Certificação terá validade de 90 dias, a partir da data de efetivação, independentemente de ter sido comprada por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Se o aluno não realizar suas tentativas em até 90 dias a contar da data de sua matrícula, esta perderá validade para todos os fins e o cadastro será inativado, sendo necessária a compra de nova matrícula para ativação.

O exame da PCA-10

O exame é realizado on-line, respeitando-se os requisitos de conexão e segurança informados no edital. O conteúdo é composto por 50 questões de múltipla escolha, divididos em quatro módulos: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas.

Para ser aprovado, o candidato precisa obter 80% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado.

Em caso de reprovação ou de problema sistêmico no momento do exame, é permitida uma segunda tentativa, sem custo, desde que dentro do prazo de validade da matrícula (90 dias).

Resultado

O resultado estará disponível para visualização na plataforma em um prazo de até 72 horas úteis após a realização do Exame. O candidato é informado por e-mail que o resultado está disponível. Por motivo de confidencialidade das perguntas, apenas é informado se houve aprovação ou não.

A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção, e, quando expirada, o(a) profissional terá que fazer novo exame.

O profissional aprovado na PCA-10 recebe um badge, uma medalha virtual que comprova sua autenticidade. Ao clicar na imagem, o consumidor é direcionado ao portal da Brasil Open Badge, onde pode verificar todas as informações relacionadas àquela certificação, como data de emissão e validade, e código de verificação. O badge é enviado ao profissional aprovado por e-mail. Clique aqui para assistir ao vídeo e saber mais.

Curso preparatório para a PCA-10

Quem quiser se preparar para a prova, pode fazer o Curso de Capacitação em Consórcio, cujos módulos são os mesmos da certificação. Ele é totalmente on-line e tem carga horária equivalente a 24 horas.A matrícula para o curso pode ser comprada a partir de R$ 84.

Para mais informações sobre o curso e a certificação da ABAC, acesse: certificacaoabac.org.br.

E se você ainda tem dúvidas se deve ou não ter a PCA-10, da ABAC, confira 10 Motivos para ter a certificação da ABAC.

Fonte: Abac

As melhores dicas e descontos especiais para investimentos na palma da sua mão. Cadastre-se e receba!

    Compre um imóvel novo, uma sala comercial ou reforme sua casa.

    Open chat
    Estou online. Posso Ajudar?