É a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Essa união é promovida por uma Administradora, que precisa ser autorizada pelo Banco Central.
Em termos bem diretos, é alguém que participa de um consórcio, que faz parte dessa união de pessoas e que, desta maneira, usufrui de garantias, direitos e deveres enquanto participante desta modalidade.
Funciona assim: o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, nele, todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora contempla esses consorciados por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado.
A cota de consórcio corresponde a um número que identifica o consorciado dentro de seu grupo, incluindo: todo o histórico de seus pagamentos; plano escolhido e as participações que ficam vinculadas a essa numeração. Uma cota de consórcio representa a parte do valor total que foi comprada. Nos sorteios mensais, por exemplo, os participantes não são conhecidos pelo nome, mas sim pela cota.
É a reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo, onde são oficializadas as cotas contempladas por meio de sorteio ou lances.
De uma forma geral, a assembleia se destina à contemplação e à prestação de contas de tudo o que ocorreu no grupo durante o período (valores arrecadados, rendimento de aplicações financeiras, número de consorciados já contemplados e a contemplar, dentre outras informações).
A sua realização ocorre em dia, hora e local previamente estabelecidos pela administradora de consórcio, conforme calendário sugerido aos consorciados.
Refere-se a um tipo de modalidade que a administradora oferece aos participantes para eles fazerem parte. Cada plano tem um prazo de duração, valor mensal e o bem desejado. É importante que o consorciado busque todas as informações pertencentes ao plano desejado antes de fechar o negócio.
Não se preocupe, é bem simples entrar em um grupo de consórcio. É só escolher seu tipo de grupo, que está dividido em duas modalidades:
– Em formação: ainda não ocorreu a primeira assembleia, nem o primeiro sorteio. Para ingressar nesse grupo, basta apresentar alguns documentos pessoais e pronto. Simples, né?
– Em andamento: aqui, já foram realizadas algumas assembleias, certo? Para fazer parte deste grupo é preciso adquirir uma cota vaga ou de reposição. Há também a possibilidade da compra da cota de um terceiro, neste caso, tendo a necessidade de autorização por parte da administradora do consórcio.